black-and-white-image-of-woman-measuring-belly

A incansável busca por um corpo perfeito

Posted on Posted in Uncategorized

Essa busca por um suposto corpo perfeito é saudável? De onde surge esse padrão e até que ponto correr atrás disso é algo positivo? Que efeitos o corpo humano pode sofrer?

 

5227053414_4dbd66037f_z

As pessoas vêm buscando incessantemente um corpo perfeito e uma aparência melhor. “Essa eterna busca vem se tornando um problema no mundo, que com o tempo, deixou de ser apenas algo imposto pela mídia e passou a ter um efeito psicológico e dominante entre as pessoas. Esse efeito pode resultar em transtornos alimentares, depressão, baixa autoestima e até suicídio”.
Essa pressão recebida na busca pelo corpo definido, padronizado, ganhou tanta proporção que muitas pessoas passaram a viver em função desse padrão. “O ser humano deixou de ter corpo saudável e passou a viver do exagero. Esse exagero remete a dietas rigorosas, rotinas exaustivas de exercícios, deixando de lado lazer e família em prol de um suposto corpo perfeito. Qualquer comportamento que afete a saúde física, ou a vida profissional e pessoal deixa de ser saudável e torna-se prejudicial.”

3063941395_17c6537a0c_z

Mesmo estando ligado a um fator histórico que continua sendo construído na nossa sociedade, a busca por mudar a aparência natural do corpo tem ligação com a inconformidade do ser humano, que não sabe mais lidar com frustações. “A geração de hoje não aprendeu a receber o ‘não’, não aprendeu respeitar as diferenças, nem a ver o outro como igual. Criamos um mundo de pessoas indiferentes, rotuladas, desinteressadas e padronizadas.” Esse tipo de comportamento, quando afeta o convívio saudável, deve ser tratado.

Mediante esses comportamentos padronizados é importante ficar atento alguns sinais para identificar quando é necessária uma intervenção de um profissional como um psicólogo.

Com o auxílio profissional, é possível observar fatores que sustentam os comportamentos e suas possíveis causas emocionais. Todo comportamento que afeta a vida profissional, pessoal, emocional pode tornar-se prejudicial. É importante avaliar cada situação e entender o porquê desse comportamento.

 

Escrito por

Tânia Sidor

Psicóloga CRP08/15988

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *