Mayara Silva
Psicóloga CRP 08/22577
Você já se perguntou, o que faz algumas pessoas manterem o bom humor e a leveza, mesmo diante de muitas dificuldades na vida?! Enquanto outras encontram extrema dificuldade em lidar com os conflitos?
As pessoas que mantém a leveza parecem resistir às adversidades, não sucumbem e não se entregam as tempestades! Possuem a capacidade de impulsionar o outro, estão sempre dispostas a ajudar, com elas é como se não houvesse tempo ruim. Estão sempre esperançosas e positivas em relação ao futuro, elas não permitem que os acontecimentos exteriores afetem seu interior.
É como se florescessem em meio às pedras, encontram saídas nos mais variados contextos aos obstáculos embelezam a vista!
Ah (– suspiro) ter gente assim, por perto, enriquece a gente!
Costumamos chama-las de resilientes.
Mas o que é Resiliência?
Resiliência uma palavra muito utilizada no contexto da psicologia. Podemos dizer que é a capacidade e habilidade de adaptar-se as mudanças, encontrando soluções para as dificuldades da vida, é saber lidar com os conflitos. É também sinônimo de força, superação e resistência.
Mesmo diante de problemas gigantescos, ser resiliente é não perder o brilho próprio, é ser protagonista da própria vida, não se colocando como vitima de sua história, e sim como aquele que tem em suas mãos a capacidade de resolução, assumindo a responsabilidade em suas escolhas, é ser um bom administra(dor) de si mesmo.
Então pode se dizer que os resilientes não sofrem?
Sofrem! Todos nós estamos suscetíveis aos sofrimentos da existência, existir e tornar-se pessoa não é algo pronto e acabado, portanto não é algo fácil. Exige disposição, estamos em constante transformação, um estado de vir a ser que não se finda. A grande diferença esta em como se vivencia e compreende os sofrimentos.
O resiliente é aquele, ou aquela, que aprendeu a ser um bom administra-dor de si, ou seja, aprendeu a gerir suas dores, a transforma-las, significando-as e através delas tornando-se mais forte, sem negar suas fragilidades.
Tornar-se resiliente é A arte de não ‘embrutecer’ mesmo diante das asperezas da vida!
Crescer, evoluir nem sempre é fácil! Mudanças acontecem a todo o momento. Algumas chegam sem avisar, despretensiosas modificam nosso modo de encarar o cotidiano e a vida. Mas como disse Cora Coralina, uma escritora por quem tenho apreço imenso, “se crescemos com os duros golpes da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma”.
Como ser uma pessoa resiliente?
A resiliência nasce de um profundo estado de autoconhecimento, só é possível administrar as dores quando se busca conhecer-se, quando ao olhar para si consegue reconhecer limites e potencialidades. Olhando-se como aquele que apesar dos sofrimentos tem capacidade de mudar sua trajetória, e tem um mundo de possibilidades.
Você pode escolher ser resiliente, pode aprender a ser leve. A maneira de enfrentar a vida não precisa ser tão pesada o tempo todo, portanto não carregue pesos que não são seus. Pratique a esperança, do verbo esperançar, não como aquele que espera passivamente que as coisas melhorem, mas como quem age enquanto espera.
One thought on “Resiliência: A arte de não ‘embrutecer’ mesmo diante das asperezas da vida!”
O resiliente é aquele, ou aquela, que aprendeu a ser um bom administra-dor de si, ou seja, aprendeu a gerir suas dores, a transforma-las, significando-as e através delas tornando-se mais forte, sem negar suas fragilidades. Maravilhoso seu texto minha querida!